sexta-feira, 5 de abril de 2013

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Este blog foi criado para partilhar minhas publicações, principalmente na área bíblica.


Artigos publicados em revistas:

Resumo: orientação bíblica,,,,,


ZAQUEU: O ‘VER’ QUE REORIENTA A VIDA: Lc 19,1-10 - Rivaldave Paz Torquato
Studium: revista teológica/ Studium Theologicum de Curitiba - Ano 4 n. 7 e 8 - 2010, pág. 117-130.
RESUMO: O artigo é uma abordagem do episódio de Zaqueu na perspectiva da reciprocidade do olhar e suas implicações. Querendo ver Jesus, Zaqueu é visto por ele. O ver como experiência de um encontro com Jesus que muda a vida, que permite ao excluído redimensionar a própria existência e sentir-se impelido a ver também o outro. A experiência que transforma religião em ética. Para tanto, são apresentados alguns exemplos no AT mostrando que o ver de Deus, antes de ser uma expressão de controle moralizante e punitivo, exprime sua providência que abre sempre uma nova possibilidade ao ser humano na sua miséria. Enquanto espera-se que o que é visto, também veja. Este duplo ver (divino e humano) no AT juntamente com uma breve contextualização literário-teológica do próprio Evangelho servem de base para a abordagem do texto lucano. Ao mesmo tempo o episódio de Zaqueu deixa transparecer claramente a crítica de Jesus contra uma ideologia de exclusão disfarçada em nome da fé.

Deus se esconde ou nossa experiência se cristaliza? - Rivaldave Paz Torquato
Revista Pistis & Praxis, Teologia e Pastoral, PUCPR - Curitiba, v. 3, n. 2, p. 599-633, jul./dez. 2011.
RESUMO:  O dia pode estar nublado e nuvens escuras encobrindo o céu, mas o sol está ali e os homens e a natureza esperam pelo seu brilho. Existem dramas humanos, circunstâncias difíceis que obscurem a existência. São as noites escuras da vida que abalam o crente e lhe dão a sensação de que Deus se escondeu. O escondimento divino faz irromper no homem sua carência do Amado, sua sede de Deus, seu desejo de encontrá-Lo – consequentemente, ele parte para a busca. Abundam hoje as ofertas de encontro com Ele, embora muitas delas careçam de seriedade e do necessário equilíbrio. Todavia, elas têm em comum o fato de revelarem a sede que o homem moderno tem de Deus. Este artigo tenta abordar esta temática a partir dos textos bíblicos. Tenta-se estabelecer dois paralelos de busca e encontro do Amado entre o Sl 42-43 e Lc 2,25-38 e entre Ct 3,1-5; 5,2-6,3 e Jo 20,11-18. Os textos neotestamentários cobrem o arco manifestação-ressurreição de Jesus, apresentando-o como aquele que veio ao encontro da busca humana. Deus esconde-se para que a experiência que se tem d’Ele não se cristalize.

"Para salvar, o cavalo é ilusão" (Sl 33,17a). Autossuficiência humana e Providência Divina no Sl 33 - Rivaldave Paz Torquato
Revista Convergência - CRB, Brasília, Ano XLVII - Nº 451 - maio 2012, pág. 326-360
RESUMO: "O Sl 33 fala do governo de Deus no mundo, aquilo que comumente chamamos de Providência divina. Ele volta seu olhar providente na vida daquele que crê (v. 18). Todavia, a falta de fé e confiança na assistência providencial de Deus que completa a obra começada pode contribuir para a perda de horizonte e o consequente apego desmesurado às estruturas e instituições. Pois esta falta de fé – se não causa, no mínimo – aumenta a carência humana de segurança e o medo de arriscar, de avançar para as águas mais profundas. O resultado é a estagnação e a falência. Não raro se mascara esta falta de confiança com a eficiência, o ativismo. O Sl 33 pode ajudar a abrir nossos olhos para esta questão tão séria. Falta fé na Providência! Nosso ingênuo estudo não resolve isso, mas quer levantar esta pergunta".

"SE LHES RETIRAS A RESPIRAÇÃO MORREM" (Sl 104,29). Descobrindo a importância da espiritualidade a partir das necessidades elementares da vida. - Rivaldave Paz Torquato
Studium: Revista Teológica/ Studium Theologicum de Curitiba - Ano 7 n. 12 - 2013, pág. 89-100.
RESUMO: A presente reflexão é uma tentativa, desde o espírito dos livros bíblicos sapienciais, de motivar para a espiritualidade a partir das necessidades da vida, particularmente as decisivas para viver. O autor, fazendo-se valer da hierarquia das necessidades básicas, conhecida como a Pirâmides de Maslow, elenca aqueles do primeiro nível da hierarquia de Maslow, a fisiologia, e selecionou, entre eles, o dormir, a luz (o sol), o comer e beber, e o respirar (o ar). Tais necessidades são comuns aos animais. Mas já – de forma análoga – apontam para a necessidade da vida divina em nós que coroa a existência. Dado, porém, que o ser humano é bem mais do que um mero animal, torna-se necessário olhar para as coisas que se vêem e que são efêmeras intuir as invisíveis e eternas. Daí decorre a sabedoria bíblica ou seja: deixar-se fascinar pela ordem da natureza porque ela denuncia a desordem humana e está sempre atento para perceber no ordinário da vida o extraordinário de Deus.

“QUERO A MISERICÓRDIA E NÃO OS SACRIFÍCIOS” (OS 6,6A). - Liturgia: a água ou a vasilha? - Rivaldave Paz Torquato
Studium: revista teológica/ Studium Theologicum de Curitiba - Ano 8 n. 13 - 2014, pág. 23-52.
RESUMO: Existem duas formas de idolatria. Uma é aquela convencional, ou seja, adorar deuses falsos. Outra é um pouco mais sutil: adorar falsamente o Deus verdadeiro. Para a liturgia converge e dela emana uma conduta de vida na retidão e na opção pelo semelhante desvalido. Esta resposta humana ética é requerida já no próprio dinamismo da Aliança. Quando a liturgia cai num formalismo e subjetivismo extremistas de um lado e numa duplicidade de vida de outro, isto é, quando a vida que se vive nega a fé que se celebra, então nosso culto se torna vazio, transforma Deus num ídolo. Esta reflexão é uma tentativa de despertar, a partir dos textos bíblicos, para a presença desta idolatria sutil – que separa liturgia e ética – infiltrada em nossas celebrações.

“Desceu com ele à cisterna ...” (Sb 10,14). Uma abordagem sobre José do Egito na perspectiva do sofrimento e da sapiência - Rivaldave Paz Torquato
Revista Convergência - CRB, Brasília, Ano XLIX - Nº 475 - outubro 2014, pag. 593-607
RESUMO: Este artigo aborda o drama familiar de José, vendido pelos irmãos, e o sofrimento daí decorrente. José não é abandonado, mas assistido pela sabedoria divina. Ele consegue então transformar o dom da sabedoria em tarefa fazendo uma leitura teológica dos acontecimentos. Descobre na sua tragédia a mão de Deus e percebe que seu sofrimento tem uma finalidade em favor de sua família. José transforma a sua venda em envio divino, inocenta e perdoa os irmãos restaurando a família. Sentindo a solidariedade de Deus, ele transforma a sua cisterna, isto é, o seu sofrimento, em ocasião de crescimento. Rompe assim aquele círculo vicioso que faz o sofredor ficar olhando para o passado buscando os “por quês?” de sua dor. Eis aí um exemplo da espiritualidade sapiencial que pode pastoralmente iluminar tanto o sofredor como quem trabalha com quem sofre.

“Que eu possa ver!” (Mc 10,51). Um estudo sobre o encontro Bartimeu-Jesus no Evangelho de Marcos - Rivaldave Paz Torquato
Studium: revista teológica/ Studium Theologicum de Curitiba - Ano 8 n. 14 - 2014, pág. 93-119.
RESUMO: Na sua primeira visita ao Brasil, o Papa Francisco insistia na “cultura do encontro e do diálogo”. Movido por esta chave de leitura o autor analisa o encontro e o diálogo de Jesus com o cego Bartimeu em Mc 10,46-52. Encontro-diálogo que humaniza, gera inclusão e transforma um cego mendigo num entusisamado discípulo no caminho, sem medo da cruz. Este episódio – no contexto do Evangelho de Marcos – é cume da seção de instrução de Jesus aos discípulos (8,22-10,52) erradicando as cegueiras que atrapalham o discipulado. O texto impulsiona a Igreja como um todo a recuperar a visão e ir às ruas ao encontro do cego moderno evitando tornar-se uma ONG.

"APROXIMAVA-SE A FESTA DOS JUDEUS, A FESTA DAS TENDAS" (Jo 7,2). A festa das Tendas no IV Evangelho. - Rivaldave Paz Torquato
Studium: Revista Teológica/ Studium Theologicum de Curitiba - Ano 10 n. 18 - 2016, pág. 131-148.  
RESUMO: As festas judaicas caracterizam o desenvolvimento do Evangelho de João. O evangelista serve-se delas para esclarecer a vida e o ministério de Jesus. O presente artigo aborda a presença da festa das Tendas neste evangelho e como ela encontra sua plenitude em Jesus. Ele realiza a meta que esta se propunha.

Malkut Adonai. Uma leitura do Sl 145 no horizonte da Torá davídica - Rivaldave Paz Torquato
Edizioni Carmelitane - Roma 2009.

RESUMO:  O estudo de Rivaldave Paz Torquato sobre o Sl 145 enquadra-se, em relação ao método, no programa de pesquisa caracterizado pela expressão “Da exegese dos salmos à exegese do saltério” (Von der Psalmenexegese zur Ps alter exegese). Consequentemente assume uma dupla tarefa: a) analisar o salmo como um texto avulso completo em si com os instrumentos clássicos da Exegese científica; b) examiná-lo como parte do livro dos salmos, ou seja, a sua função no contexto de seus salmos vizinhos (unido pela questão a respeito do saltério parcial - Teilpsalter - ao qual ele pertence composicionalmente) e a sua relevância hermenêutica para a teologia do livro dos salmos como um todo teológico. Para esta dupla interpelação, o Sl 145 é um texto peculiarmente significativo. Ele é no saltério o último salmo atribuído a Davi e ao mesmo tempo é o último salmo do quinto saltério davídico (Sl 138-145). Deve-se considerar esta dupla posição final tanto para traçar o perfil da teologia esboçada no Sl 145 quanto para a elaboração da macro-estrutura do saltério. Especialmente deve-se esclarecer se foi a própria redação do saltério que o compôs como salmo final e que conexões estruturais deveriam ser estabelecidas a partir disto. Além disso o Sl 145 pertence aos salmos que têm uma especial e intensiva intertextualidade dentro do próprio saltério, assim como tem com outros livros do Primeiro Testamento.


“Ele estava perdido e foi encontrado!” A compaixão do Pai como atitude fundamental em Lc 15Rivaldave Paz Torquato
ReBiblica, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 134-152, jan.-jun. 2018

RESUMO:  Este estudo procura mostrar a compaixão do Pai expressa na “procura do perdido” em Lc 15, partindo da parábola da dracma perdida. Seguiu-se os passos elementares de análise: delimitação do texto; gênero literário; estrutura; breve contexto literário-teológico e a teologia do texto. O estudo se deu em três níveis: 1) análise individual da parábola da dracma perdida (Lc 15,8-10); 2) análise da mesma parábola unida à precedente (ovelha perdida), como parábola dupla ou gêmea (vv. 4-10); 3) análise das três parábolas de Lc 15, como parábola tripla (vv. 4-32). Há uma progressão entre elas, e estão dispostas numa estrutura dupla (vv. 4-10.11-32) no conjunto de Lc 15. A“procura do perdido” por compaixão evangélica deve ser também a atitude básica da Igreja – ou parte dela – que, não raro, se contenta com os “encontrados”.
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"O HOMEM... SE UNIRÁ À SUA MULHER E SETORNARÃO UMA SÓ CARNE"(Gn 2,24): uma meditaçãobíblica sobre o matrimônio Rivaldave Paz Torquato
Studium: Revista Teológica/ Studium Theologicum de Curitiba - Ano 12 n. 22 - 2018, pág. 121-131.
RESUMO O autor percorre as referências ao matrimônio ao longo da Bíblia propondo-as como motivação para a vida do casal. Ao mesmo tempo lembra que as diferenças entre homem e mulher devem ser fator de crescimento e não de contenda. É preciso construir no outro o que falta enquanto se deixa também construir uma vez que parceiro ideal não existe. No Deus-amor está a força necessária para o caminho.


Os Salmos - verbete in "Theologica Latinoamericana. Enciclopédia Digital " Rivaldave Paz Torquato

O verbete “Os Salmos” é uma introdução ao livro dos salmos e compreende três partes e a referência bibliográfica. As três partes são: a) o salmo (em si): o termo salmo; a atitude de quem salmodia que, por sua vez, se exprime em gêneros literários com suas respectivas teologias; os salmos “imprecatórios” ou “violentos” e; as implicações para quem louva; b) o livro dos salmos ou saltério: o termo saltério; a formação do livro dos salmos; a estrutura da obra; o saltério como continuação da intuição profética e como torá de Davi; o saltério como expressão de diálogo entre Deus e o homem e como continuação do templo; a figura de Davi e os pobres no saltério; a questão da numeração dos salmos; c) os salmos e o NT: os salmos e Jesus; os salmos e a Igreja nos textos do NT.

Verbete LOS SALMOS - em español - "Theologica Latinoamericana Enciclopedia Digital" - Rivaldave Paz Torquato

Confiar como as crianças! - Rivaldave Paz Torquato

Desafiado pela “noite escura” causada pela Covid-19 comecei a pensar em cenas bíblicas que pudessem me ajudar a atravessar esta noite. As cenas que passaram pela minha memória não são mágicas que vão resolver a epidemia, mas podem ajudar a enfrentar a escuridão de forma mais serena. Pensando desta forma, tenho a “ousadia” inocente e modesta de partilhá-las.

Em espanhol: Confiar como los niños - Revista Aurora, Año 2020 • Nº 2, p. 41


É preciosa aos olhos do Senhor a morte de seus fiéis” (Sl 116,15). - Rivaldave Paz Torquato

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

 

 

“O choro pode durar uma noite...!” (Sl 30,6). Temos o direito de chorar nossos mortos? - Rivaldave Paz Torquato

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

 

Em espanhol“¿Tenemos derecho a llorar a nuestros muertos?” - Rivaldave Paz Torquato

Revista Aurora 8 (2020) 09-12.

 

TORQUATO, R. P. – ROZIN, C. Jesus e sua mãe. 

Estudos de exegese bíblica. São Paulo: Loyola, 2020 (Coleção FAJE). pp. 21-216. 1a Parte: Jesus. Abordagem de perícopes escolhidas dos Evangelhos.

 

“‘Recolhe minhas lágrimas em teu odre!’ (Sl 56,9). Chorar os mortos e consolar os enlutados na Bíblia”- Rivaldave Paz Torquato

Annales FAJE v. 5/n. 4 (2020): Filosofia e Teologia em tempos de Pandemia, pp. 29-39. ISSN: 2526-0782

Resumo: O presente texto aborda o chorar os mortos, o luto e o consolo na Bíblia numa perspectiva de espiri-tualidade-pastoral no contexto de pandemia. A refl exão se constitui de duas partes. Na primeira, apresenta-se os termos básicos do choro e os várias tipos, focalizando aquele causado pela morte seguido de exemplos de choro e luto na Bíblia. Na segunda, focaliza-se o consolo como atitude frente ao enlutado ou sofredor, bem como os agentes da consolação a partir da Escritura. 



 

TORQUATO, R. P. “‘Onde está teu irmão? (Gn 4,9). Uma leitura narrativa do episódio de Caim e Abel”, In: MOREIRA, E. – ZUGNO, V. L. (Orgs.). Plenamente Humano, Simplesmente Irmão. Brasília: CRB, 2021, 27-55. Ou RevBib 81/3.4 (2019) 221-246. ISBN: 978-65-86761.02.3

 

TORQUATO, R. P. “Educação no AT: gerar para a vida livre e feliz!”, In: RIVAS, E –TAVARES, S. S. (Orgs.). Educação: distopias e veredas. Homenagem a Johan Konings por ocasião de seus 80 anos. São Paulo: Loyola, 2021, 143-163.

            ISBN: 978-65-5504-115-6      cód. 15885

 

TORQUATO, R. P. “‘Na verdade, levou sobre si o pecado de muitos (Is 53,12). O sofrimento humano no Primeiro Testamento”. In: Associação Casas do Servo Sofredor (Org.). Mosteiro Monte Carmelo: Comunidade Terapêutica e paradigma de mudança na Vida Religiosa. Curitiba: Íthala, 2021, pp. 55-97.  ISBN: 978-65-5765-083-7

 

TORQUATO, R. P. “A Festa das Tendas na Bíblia”, in: MOREIRA, E. F. (org.). A Festa das Tendas: celebração da unidade. 2022, p. 14-17. ISBN 978-65-00-56405-1. Ficha 22-135408-1  (CDD 263.9).

 

A sapiencia em Israel. - Rivaldave Paz Torquato

In: DE MORI, G. L. (ed.). Theologica Latinoamericana. Enciclopedia DigitalBelo Horizonte, 2022, 10 p. (9788561227043)

 

Em espanholLa sapiencia en Israel. - Rivaldave Paz Torquato

In: DE MORI, G. L. (ed.). Theologica Latinoamericana. Enciclopedia Digital. Belo Horizonte, 2022, 10 p. (9788561227043)  

 

A sapiência no Antigo Oriente Próximo. - Rivaldave Paz Torquato

In: DE MORI, G. L. (ed.). Theologica Latinoamericana. Enciclopedia Digital. Belo Horizonte, 2022, 12 p. (9788561227043)  

 

Em espanholLa sapiencia en el Antiguo Oriente Próximo. - Rivaldave Paz Torquato

In: DE MORI, G. L. (ed.). Theologica Latinoamericana. Enciclopedia DigitalBelo Horizonte, 2022, 12 p. (9788561227043)

 

SILVANO, Z. A. – TORQUATO, R. P. “A centralidade em Jesus Cristo e em sua Palavra na Vida Religiosa Consagrada”Convergência 58/541 (2023) 09-26.

 

TORQUATO, R. P. Elias a serviço do Deus que respondeUma leitura exegético-teológica de I Rs 18,21-39 no contexto dos cap. 17–19 (SPA 3). Edizioni Carmelitane, Roma, 2023.



7 comentários:

  1. que bom que foi criado este blog,é um privilégio ter acesso aos escritos do DOUTOR,PROFESSOR,FREI RIVA
    faz-nos crescer como pessoa,como comunidade..certamente da pra afirmar que seu conhecimento transmitido.é sem dúvida instrumento da graça.

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  2. Ameiiiiiiiiiiiiiiiii Frei Riva, vou navegar sempre por aqui, obrigada, para me abastecer, um grande abraço,´Vera Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Fanny

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  3. Que bom Frei Riva!!! Dar-nos a oportunidade de aprender um pouquinho consigo!!! Muito obrigada.Alda de Paris

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  4. Que bom frei Riva, agora posso aprender mais contigo!

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  5. Frei Riva, uma pessoa escolhida por Deus para nos orientar no caminho da Verdade, da Vida!
    Fico imensamente feliz em todos os momentos em que tenho aula contigo, quanta humildade e sapiência divina!!! Abraço Fraterno, Maira - Studium Theologicum

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  6. Olá meu bom e especial amigo frei Riva. É um privilégio tê-lo conhecido.Quantas coisas maravilhosas aprendi contigo e, isso ninguém tira de mim. Ler seus textos é um balsamo para minha alma.Deus quando te fez, Ele estava "apaixonado". Sua simplicidade, cultura, inteligência e sabedoria, me fascina.Estou passando por um problema pessoal muito delicado e seus textos me dão um alento e a certeza de que Deus está no leme desse barco chamado vida! Estamos com saudade, Flauzino e eu!

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  7. Oi Riva! Mandei mensagem pelo teu aniversário, mas voltou. Você está sem e mail? De qualquer forma, aceite meus parabéns! Deus esteja sempre contigo te abençoando e iluminando tua vida!

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